OS MITOS MAIS COMUNS SOBRE ANTECIPAÇÃO DE RECEBÍVEIS COM FIDC

Milhares de empresas realizam antecipação da sua carteira de crédito todos os dias, independentemente de serem pequenas, médias ou grandes companhias. No entanto, alguns empresários ainda possuem uma percepção negativa sobre antecipar seus créditos com FIDC. Descubra quais são os equívocos de conceito mais comuns.

Mito 1 – Antecipação de recebíveis é para novas ou pequenas empresas sem crédito.

O primeiro mito que temos que desvendar é que não são somente pequenas empresas que estão iniciando suas atividades que tomam este tipo de produto financeiro. Algumas grandes empresas se apoiam em um FIDC para ter uma alternativa rápida e eficiente na obtenção de recurso. Além disso, ao antecipar a carteira de recebíveis com um FIDC, uma empresa consegue obter caixa sem, no entanto, aumentar seu endividamento junto ao Banco Central.

Mito 2 – Empresas que descontam recebíveis com FIDC devem estar com problemas financeiros.

As análises de crédito de um FIDC são baseadas mais fortemente na carteira de ativos cedidas ao fundo do que no cedente em si, o que não obriga o FIDC a rejeitar cedentes negativados. Isto pode levar a uma crença de que o crédito de FIDC está voltado somente para empresas negativadas, o que não é uma verdade. É comum executivos financeiros encontrarem nos FIDC´s uma relação de maior proximidade e autonomia do que muitos bancos e acabam aderindo a Fundos pelos benefícios que encontram junto a estas instituições.

Mito 3 – FIDC é caro.

O custo de uma operação de crédito com antecipação de recebíveis normalmente está atrelado a alguns pilares como: a taxa de juros básica do país, que serve de indexador para a grande maioria das operações de crédito; o prazo de pagamento e o nível de pulverização da venda; a capacidade de coobrigação de quem cede os títulos e a capacidade de pagamento da carteira de clientes cedida ao fundo.

Os FIDCs normalmente disputam com os Bancos nas operações de curto prazo e conseguem ser bem competitivos, especialmente quando há um bom nível de pulverização de títulos com prazo mais curto. Um dos elementos que permite competitividade dos fundos é a isenção de IOF (imposto sobre operação financeira).

Além disso, não há necessidade de obrigações de longo prazo por parte do tomador de crédito muitas vezes acompanhadas de uma série de reciprocidades onerosas, tal como seguros, previdência entre outros.

Dentro do custo de um FIDC está incluso um serviço de back-office na checagem e cobrança de títulos, que quando bem executados, servem como um excelente apoio operacional.

Mito 4 – Todos os FIDCs são iguais.

Mitos normalmente são criados a partir de uma generalização de conceito. Os FIDCs variam muito de acordo com cada modelo operacional. Há algumas centenas de fundos registrados na Comissão de Valores Mobiliários e uma heterogeneidade nas suas formas de atuação. Ainda que alguns fundos se assemelhem na proposta de trabalho, na prática podem ser muito diferentes na forma de corresponder às necessidades das companhias com quem realizam cessão de crédito.

Ao escolher um fundo prime por aqueles que estejam bem estruturados e que tenham proximidade e compreensão do seu negócio, que ofereçam muito mais do que uma operação de crédito, um serviço de excelência.

BONS MOTIVOS PARA ESCOLHER A ALPHATRADE

CREDIBILIDADE

Com clientes, parceiros e funcionários desde sua fundação, a Alphatrade possui todas as características que resultam em confiança e comprometimento.

AGILIDADE NA DECISÃO DE CRÉDITO

Comprometimento com a análise, resposta e pagamento de maneira dinâmica e capaz de atender as necessidades do cliente.

MELHOR INFORMAÇÃO PARA O SEU CLIENTE

A comunicação com seu cliente é muito valiosa, por isso a cobrança é feita em um envelope personalizado da Alphatrade, com a carta de endosso para melhor conhecimento do sacado.

TAXAS COMPETITIVAS

Entregamos um dos melhores serviços do segmento com taxas competitivas.

TRANSPARÊNCIA OPERACIONAL

Sem estresse, sem surpresas. Tarifa flat de cobrança, simples e fácil de calcular. Acesso permanente à conta-gráfica, com descrição detalhada sobre qualquer lançamento.

INFRAESTRUTURA TECNOLÓGICA

Todo o processo totalmente digital, com o acompanhamento e follow-up das transações on-line. A documentação transita por meio eletrônico com validade jurídica, garantindo agilidade no processo sem perder a segurança.

SERVIÇO DE EXCELÊNCIA

Suporte de back-office, análise de crédito e executivo de conta dedicado ao seu negócio.

LIMITES ESCALONÁVEIS

Volumes flexíveis de acordo com o crescimento do seu negócio.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

51 2121-5151

SOLICITE INFORMAÇÕES